22 de fev. de 2013

Passaporte Carimbado

Uma cidade no sudoeste colombiano esconde lugares de tirar o fôlego. Que tal conhecer Ipiales com o Passaporte Carimbado de hoje?
Próxima da fronteira com o Equador localiza-se Ipiales,cidade que tem como principal ponto turístico o  Santuario de Nuestra Senõra de Las Lajes. Sua localização sobre um penhasco de pedra, ao lado de uma bela cascata que termina em um rio de águas límpidas, encravada no Canyon de Guaítara a transformam em uma das mais bonitas igrejas do continente.
Segundo a lenda, em 1754, a senhora de Quiñones e a filha Rosa, surda-muda de nascimento, estavam repousando numa gruta, situada acima do rio Guaitara, entre Ipiales e Potosi. De súbito, Rosa começou a gritar : "Mamãe, olha esta mestiça com um mesticinho nos braços!" A mãe nada viu. 
Alguns dias depois, Rosa se ajoelhou, no fundo da gruta, diante de uma imagem misteriosa da Virgem Maria, com o Menino Jesus ao colo, vestida com uma túnica rosa, salpicada de flores douradas e um manto branco, ornado de estrelas, de aproximadamente 1,40m de altura. A imagem estava pintada sobre uma pedra plana. Nossa Senhora tinha um terço na mão direita e o estendia a São Domingos, que se apresentava ajoelhado, à sua direita. Na imagem, Jesus oferecia um cordão a São Francisco, também ajoelhado, à esquerda de sua Mãe. Raios luminosos envolviam o Menino Jesus e sua santa Mãe.
Rosa adoeceu e logo morreu. Sua mãe decidiu levar o corpo da filhinha aos pés da Virgem Maria, que se encontrava no rio Guaitara. E a Virgem Maria obteve de seu Filho Jesus, a graça da ressurreição da menina. A mãe, então, radiante de felicidade, foi até à cidade de Ipiales, chegando às 22 horas. Em sua transbordante felicidade, acordou os habitantes da cidade, que ficaram maravilhados com o milagre e fizeram soar os sinos... Às 6 horas da manhã, pequena multidão chegou à beira do rio e lá, sobre a parede rochosa, a imagem da Virgem Santíssima ficou gravada para sempre.
Monumento de Quiñones e sua filha Rosa e ao fundo Arcanjo Miguel

Vista frontal noturna do Santuário



Os muros que envolvem a basílica estão praticamente cobertos por presentes e placas de agradecimento dos milagres realizados pela Virgem de Las Lajes


Próximo à Catedral encontra-se um sítio arqueológico com inscrições de data não determinada, conhecida como Piedra de Los Monos, mostrando que esta mesma região já recebia rituais religiosos muito antes do cristianismo.


Agradecimento/créditos aos blogs Rio BlogPanoramio e Dentro do mochilão pelas fotos e informações.







3 comentários:

  1. Que lugar mais lindo! Adorei o post!

    www.em-teusbracos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Geeeeeeeeeeeeente quantas fotos lindas, amei *--*

    www.cupcaketaste.com

    ResponderExcluir
  3. Olá! Tudo bom?
    Sou dona do blog Charming Girl e vim avisar que o blog voltou e agora com um novo layout e novos posts... Te espero lá!

    Beijos, Victória.
    www.mundopinkvicky.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Bem-vindos ao Primeiros Erros!
Atenção: nem todos os textos, imagens e demais conteúdos do blog são de minha autoria. Para maiores informações, críticas ou sugestões, entre em contato através de comentários.


Solte o verbo! Comente!